quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tortinhas de cereja e amêndoa


Tortinhas de cereja e amêndoa
um nadinha adaptada daqui

- xícara medidora de 240ml

Recheio:
500g de crème fraîche*
100ml de creme de leite fresco
20g de açúcar de confeiteiro, peneirado + um pouquinho extra para polvilhar
cerejas frescas, para servir

Geléia de cereja e baunilha:
300g de cerejas, sem os caroços e cortadas ao meio
1 xícara (200g) de açúcar refinado
suco de 1 laranja e de 1 limão siciliano
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca

Massa de amêndoa:
90g de amêndoas inteiras
250g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo

Comece pela geléia: junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a mistura chegar ao ponto de geléia (6-8 minutos – vide observação). Leve à geladeira até ficar bem geladinha (1-2 horas).

Enquanto isso, prepare a massa: processe as amêndoas num processador de alimentos até obter uma farinha grossa (cerca de 1 minuto). Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme, raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone, junte a farinha e as amêndoas moídas e bata novamente só até incorporar. Forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para descansar (1 hora).
Unte com manteiga uma forma de torta de 20x28cm.
Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter a espessura de 3mm. Forre a forma com a massa, remova o excesso de massa, fure-a com um garfo e leve ao freezer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre a massa com um pedaço grande de papel alumínio e encha-o com pesinhos próprios ou feijões secos. Leve ao forno até que a massa doure levemente (10-12 minutos), remova com cuidado os pesinhos/feijões e o papel alumínio, volte a massa ao forno e asse até que doure completamente e fique sequinha (6-8 minutos). Deixe esfriar completamente.
Bata o crème fraîche, o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro até obter picos firmes (2-3 minutos), leve à geladeira.
Espalhe a geléia na base da torta, cubra com colheradas do creme batido, decore com as cerejas frescas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro na hora de servir.

Obs.: para testar o ponto de geléia, coloque alguns pires ou pratinhos no freezer antes de iniciar o preparo da receita. Quando a geléia se tornar espessa, retire do fogo e coloque uma colherinha da geléia sobre o prato que estava no freezer, voltando-o para lá por 30 segundos. Passe o dedo pela mistura e se a marca se mantiver a geléia estará no ponto – caso contrário, cozinhe por mais 2-3 minutos e faça o teste novamente.

* fiz um recheio diferente, inspirada por uma receita de trifle do Bill Granger: juntei partes iguais de creme de leite fresco e iogurte natural integral (1/3 xícara de cada para metade da receita de torta acima), 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, sementinhas de ½ fava de baunilha e bati até obter picos suaves

Rend.: 6 porções – fiz metade da receita acima, usei forminhas de 9cm e consegui 10 tortinhas

creditos: technicolorkitchen.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário