quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cupcakes de chocolate recheados com marshmallow e Nutella


- xícara medidora de 240ml

250g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras + 2 colheres (sopa) (274g) de açúcar refinado
4 ovos
2 xícaras + 2 colheres (sopa) (300g) de farinha de trigo
¼ xícara de avelãs sem casca, moídas*
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara (240ml) de leite
200g de chocolate amargo, derretido – usei 70% de cacau
12 marshmallows grandes
½ xícara de Nutella

Chantilly de chocolate:
2 xícaras (500ml) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
½ xícara (45g) de cacau em pó + um pouquinho extra para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Coloque a manteiga e o açúcar na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha de trigo, as avelãs moídas e o fermento sobre a massa e bata em velocidade baixa (para os ingredientes secos não “voarem”) e em seguida aumente a velocidade, batendo bem. Junte o leite e o chocolate derretido com uma espátula de borracha/silicone, misturando de baixo para cima. Transfira a massa para forminhas de muffin com capacidade para 1 xícara (240ml) cada forradas com forminhas de papel. Leve ao forno por 15-20 minutos ou até que estejam assados por dentro (faça o teste do palito). Deixe esfriar um pouquinho e, com a ajuda de uma faquinha serrilhada, faça pequenos buracos redondos na superfície de cada cupcake e retire a tampinha; encha cada buraquinho com 1 marshmallow e 1 colher (chá) de Nutella. Recoloque as tampinhas em cada cupcake, tampando o recheio.

Para a cobertura, junte o creme de leite, o açúcar e o cacau em uma tigela não-metálica e bata até que picos suaves se formem (não entendi a observação da revista; usei uma tigela de aço inox e funcionou direitinho). Espalhe a cobertura sobre os cucpakes com uma espátula e polvilhe com um pouquinho de cacau.

* usei farinha de amêndoas (amêndoas moídas)

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima e consegui 12 cupcakes, usando forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada; como minhas formas eram menores do que as da receita, coloquei 1/3 de marshmallow + ½ colher (chá) de Nutella em cada bolinho

creditos: technicolorkitchen.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário