quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bolinhos de coco e abacaxi com calda de abacaxi


- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
65g de manteiga sem sal, amolecida
75g de açúcar refinado
1 ovo
90ml de buttermilk
¾ xícara + ½ colher (sopa) - 110g - de farinha de trigo com fermento
1/3 xícara (30g) de coco ralado sem adição de açúcar
¼ xícara (25g) coco em flocos úmidos e adoçados
40g de abacaxi, em cubinhos pequeninos

Calda de abacaxi:*
350g de abacaxi, em pedaços graúdos
130g de açúcar refinado
suco de 3 limões
50ml de rum claro

Prepare a calda: junte o abacaxi, o açúcar, o suco de limão e ½ xícara (120ml) de água numa panelinha e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixe o fogo e ferva por 15 minutos ou até engrossar ligeiramente e ficar com uma consistência de calda. Deixe esfriar, adicione o rum e passe por uma peneira. Descarte os pedaços de abacaxi (ou devore-os, como eu fiz). :)

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga e enfarinhe dez forminhas de brioche ou muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme claro. Junte o ovo e o buttermilk e bata novamente para incorporar. Adicione a farinha, os dois tipos de coco e o abacaxi, misture com uma espátula de borracha/silicone e transfira a massa para as forminhas preparadas. Asse por 20 minutos ou até que dourem (faça o teste do palito). Desenforme os bolinhos, regue com metade da calda e deixe esfriar sobre uma gradinha. Sirva-os em temperatura ambiente com a calda restante.

* rende muita calda - metade é suficiente para todos os bolinhos

Rend.: 10 unidades – fiz metade de receita acima e consegui 12 bolinhos, sendo 6 usando as forminhas de estrela – capacidade de 3 colheres (sopa) cada – e 6 usando forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada

creditos: technicolorkitchen.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário