quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tortinha de Chocolate


Sobre a tortinha: é uma torta básica, com massa amanteigada e recheio de chocolate. Sem grandes surpresas, mas é gostosa. Caso goste mais recheio do que massa, faça uma única torta grande.

Ingredientes: baseado na Chocolate Tart,de Donna Hay. Fiz praticamente 1/3 de receita. Esta é a vantagem das porções individuais.

Para a massa de shortcrust: sim, é a mesma usada na Apple Pie.
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
150 g de manteiga gelada, cortada em quadradinhos
2-3 colheres de água gelada

Se tiver um processador, perfeito! É só jogar tudo dentro e processar até obter uma bolota – senão trabalhe com as mãos. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Passado este tempo, abra a massa e forre o fundo de uma assadeira – cerca de 26 cm de diâmetro – com fundo removível ou as mini forminhas de torta. Fure com um garfo e leve para pré-assar em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 10 minutos ou até dar uma douradinha. Coloque o recheio de chocolate abaixo descrito e volte ao forno por cerca de 15 a 20 minutos.

Recheio de Chocolate:
7 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2.1/3 xícara de creme de leite de caixinha
200 g de chocolate meio amargo picado

Bata bem o açúcar e as gemas. Derreta o chocolate no microondas (potência média) ou em banho -maria, até estar completamente derretido. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Adicione a mistura de gema e açúcar e volte a misturar. Despeje este recheio na massa pré-assada e volte ao forno por 15-20 minutos. Esfrie completamente antes de servir. Você pode decorar com frutas e servir com chantilly ou sorvete.

Para fazer os leques de chocolate: disponha chocolate derretido sobre um mármore espalhando muito bem, até formar uma película finíssima de chocolate. Após a sua cristalização e com o auxílio de um scrapper, vá raspando delicadamente formando os lequezinhos de chocolate. Disponha sobre as tortinhas e voilá…ficou chique!;D

creditos: www.chocolatria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário