quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cupcake e Buttercream


Ingredientes e método para o cupcake:
Rende 12 cupcakes (ou 18 se você fizer mini-cupcakes)

120g farinha de trigo
140g açúcar
1½ colher de chá rasa de fermento
pitada de sal
40g manteiga sem sal em temperatura ambiente
120ml leite
1 ovo médio
¼ colher de chá de extrato de baunilha (não essência, extrato!)

Preparo do cupcake:

1. Aqueça o forno a 170C.
2. Coloque a farinha, açúcar, fermento, sal e manteiga numa tijela e bata com a batedeira em velocidade baixa até ficar com consistência de areia e todos os ingredientes estiverem incorporados.
3. Pouco a pouco coloque metade do leite (60ml) até que seja incorporado.
4 . Bata o restante do leite com o ovo e o extrato de baunilha. Acrescente aos poucos à massa e continue batendo com a batedeira por uns dois minutos até incorporar tudo e ficar com uma massa lisa. Não bata muito porque senão os bolos ficam pesados quando assados.
5. Coloque a massa nas forminhas de papel, encha até um pouco mais da metade - mais ou menos 2 colheres de sopa, é suficiente para poder colocar a cobertura de buttercream. Eu preferi usar saco de confeiteiro, foi mais fácil e não suja as bordas do papel, que é importante se for confeitar.
6. Espere esfriar para decorar.

Ingredientes e Método para fazer o Buttercream:

Existem dois métodos de fazer buttercream, o que eu geralmente uso é para cada parte de manteiga, duas partes de açúcar de confeiteiro e uns pingos de água fervendo no final, pra ficar mais aerado. Coloco a receita aqui, mas a que eu fiz hoje está com as fotos.

• 250g açúcar de confeiteiro (peneirado)
• 125g manteiga sem sal (em temperature ambiente)
• Algumas gotas de extrato de baunilha (se quiser)
• Algumas gotas de água fervendo

Preparo:
1.. Separe o açúcar em três partes.
2. Na batedeira bata a manteiga até ficar com uma cor mais pálida. Acrescente uma parte de açúcar a manteiga e bata em velocidade baixa até incorporado. Use uma espátula para limpar os lados. Acrescente a segunda parte do açúcar e bata. Acrescente a ultima parte de açúcar e bata até bem incorporado.
3. Junte a água e o extrato de baunilha. Incorpore usando a batedeira. A água ajuda a cobertura a ficar mais aerada e leve.
4. Nesse estágio voce pode acrescentar o corante.

Essa receita dá e sobra para 12 cupcakes.


SEGUNDO METODO PARA Buttercream:
250g açúcar de confeiteiro peneirada
80g manteiga sem sal em temperatura ambiente (tem que estar beeem mole!)
25ml leite integral (4 colheres de chá bem cheias)
Algumas gotas de extrato de baunilha

Preparo:
1.. Na batedeira, em velocidade média, primeiro bata a manteiga por uns 4-5 minutos. Ela vai ficar levinha e vai mudar de cor, ficar um creme bem pálido.
2. Bata a manteiga com o açúcar.

3. No fim ficou meio esfarelado, quase como uma textura de pasta de açúcar.

4. Misture o leite e a baunilha e batendo sempre coloque duas colheres do líquido por vez. Bata bem em velocidade baixa. Quando todo o leite estiver incorporado, bata em velocidade alta por pelo menos 5 minutos. Quanto mais batido, mais aerado o creme vai ficar.
5. Nesse estágio voce pode acrescentar o corante – mas lembre-se, coloque sempre menos e vá ajustando, porque se colocar demais e a cor ficar muito forte não tem como tirar!

Montagem:
Usando uma espátula ou faca sem serra passe o creme no cupcake (quando estiver frio!) até ficar rente à borda da forminha de papel. Use confeitos para decorar. Se quiser use bico de confeitar (o melhor é Wilton 1M ou similar) pra fazer o "redemoinho" ou rosa. Ou use um bico de confeitar de sua preferencia.

Receita: umacasadecampo.blogspot.com/2010/07/cupcakes-buttercream.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário