quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Macaron délice



Para fazer macarons teremos que ter em conta a qualidade do forno. Não pode ser um forno que queime muito. Também teremos que aguardar que sequem cerca de meia hora antes de ir ao forno e as claras devem estar frescas podendo ser claras congeladas e posteriormente descongeladas.

Ingredientes:

190g de farinha de amêndoas
310g de açúcar em pó
95g de açúcar refinado
150g de claras
Algumas gotas de corante roxo

Preparação:

Pré-aqueça o forno em 130-150ºC, se tiver um termómetro que indique a temperatura irá facilitar esse processo. Colocar algo que não deixe a porta do forno fechar totalmente ajuda a não deixar a temperatura aumentar demasiado.

Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar em pó para retirar os eventuais grumos. Reserve.

Numa panela em lume brando, quase no mínimo, aqueça as claras e o açúcar refinado . Mexa sempre, até o açúcar se dissolver. Cuidado para não deixar as claras cozinharem, devem ficar levemente aquecidas. Bater em castelo a mistura de claras juntar as gotas de corante, e continuar a bater até as claras se apresentarem bem duras (10 minutos, aproximadamente), ou seja, quando virar a tigela ao contrário o merengue não pode cair. juntar entretanto o

Junte ao merengue a mistura de amêndoas e mexa vigorosamente para incorporar bem.

Transfira a massa para um saco de pasteleiro com um bico liso de tamanho médio.

Para cozer os macarons, utiliza-se de preferência um pequeno tapete de silicone próprio para os tabuleiros ou então papel vegetal. Com o saco de pasteleiro moldar discos de aproximadamente 8cm (diâmetro) deixando espaço de 1-1,5cm entre eles. Deixar descansar 30 minutos.

Cozer cerca de 10-15 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer (5-10 minutos) para que endureça. Depois recheie. Nesta receita rechearam-se com chantilly e depois doce de mirtilo. Enfeitam-se com frutos variados.

Atenção: consoante queremos a cor dos macarons devemos utilizar o respectivo corante e um doce que tenha sensivelmente o mesmo tom. Para fazer macarons de chocolate juntam-se às claras 25 gr de cacau em pó e depois recheia-se com ganache de chocolate.

receita: pt.petitchef.com/receitas/macaron-delice-fid-930693

Nenhum comentário:

Postar um comentário