quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Kurisumasu Keeki

Olá...
primeira postagem, eu não sou ferra no cazinha, mas amo cozinhar.
então esse blog vai servir como meu caderninho de receitas virtuais.
Todas com um toque fofo... como esses Kurisumasu Keeki, ou seja bolo de natal Japones, mesmo que o natal já tenha passado acho uma boa inspiração pra comemorações diversar, já que lá no Japão o Kurisumasu Keeki é como se fosse o panetone deles, eles são lindos,é a receita de um pão-de-ló que é terminado com uma decoração bem caprichada, todas as receitas teram os creditos devidamento colocados... espero que gostem...






3 ovos
100 g de açúcar
90 g de farinha peneirada
30 g de manteiga derretida
1 colher de sopa de água
400 g de creme de leite fresco gelado
5 gotas de essência de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar
1 caixa de morango
50 ml de água
50 g de açúcar
1 colher de sopa de grappa italiana ou outro aguardente perfumado

Preparo :
Pão-de-ló :
Bata os ovos inteiros e o açúcar em banho-maria, na batedeira elétrica ou no fouet, até a mistura atingir 45ºC (quando ao toque estiver quente, mas suportável). Retire imediatamente, continue a bater até esfriar e a mistura triplicar de volume. Coloque a colher de água e continue a bater, misturando com a espátula a farinha peneirada 3 vezes. Quando a mistura estiver bem homogênea, coloque a manteiga derretida e misture mais um pouco.
Coloque em fôrma redonda de 20 cm, untada com manteiga líquida e farinha de trigo, e vaporize a superfície da massa com água (isso evita rachaduras).
Asse em forno preaquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos (não abra o forno durante o processo). Retire do forno, sem esquecer o teste do palito ou pressionando de leve a superfície (que deve estar firme). Sobre um pano de prato espesso, jogue de leve a fôrma de altura de 30 cm - esse pequeno choque retirará o ar e evitará que o bolo fique enrugado. Deixe esfriar sobre uma grelha por 10 minutos e desenforme sobre a grelha, até esfriar completamente.
Esse pão-de-ló fica melhor no dia seguinte. Logo que esfriar deve ser embrulhado em filme-plástico e pode ser conservado por 3 dias em temperatura ambiente, 10 dias na geladeira e 1 mês no congelador.

Cobertura:
Bata o creme de leite gelado até começar a engrossar, junte o açúcar e a essência de baunilha. Ele não deve ficar muito duro. Em uma escala de 1 a 10, sendo 1 para o creme de leite sem bater e 10 para o batido até quase granular, a cobertura deve estar entre 7 e 8: quer dizer, espessa o suficiente para cobrir o bolo, mas leve e lisa, quase escorrendo.

Calda:
Misture todos os ingredientes à frio, até derreter o açúcar completamente. Preencha um vaporizador com essa calda.

Montagem:
Corte o pão-de-ló em 3 partes na horizontal, utilizando uma faca de serra. Vaporize com a calda todas as fatias e recheie com o chantilly e fatias de morangos cortadas ao meio, reservando os mais bonitos para decorar o bolo. Cubra o bolo com o chantilly e enfeite com os morangos. Refrigere por algumas horas antes de servir.


RECEITA: www.suareceita.com.br/receitas/2291-kurisumasu-keeki

Nenhum comentário:

Postar um comentário